O animal, da espécie sucuri-verde, considerada a maior serpente do mundo, foi vista pelos moradores do bairro três Marias em Porto Velho na tarde deste sábado(24).
A cobra com aproximadamente quatro metros de comprimento, assustou os moradores que imediatamente chamaram o biólogo Marcos Fernandes, que é coordenador projeto voluntário “Biólogo em Ação” para fazer o resgate do animal com segurança.
Segundo Marcos, a sucuri foi avaliada como estando em boas condições, e deverá ser devolvida ao habitat natural.
A cobra capturada é conhecida como a Anaconda da Amazônia, elas vivem nas florestas amazônicas e pântanos. Elas são carnívoras, sendo suas presas porcos selvagens e veados, envolvendo seus corpos ao redor delas e as estrangulando até a morte.
A anaconda da espécie Eunects Murinus cresce até um comprimento de 9 metros e pode pesar até 250 quilos, equivalente ao comprimento de um ônibus escolar. Normalmente, as anacondas verdes femininas são maiores que os machos.
Ainda segundo o biólogo, neste período conhecido como “inverno amazônico”, é comum que essas cobras apareçam também em áreas urbanas da região. O biólogo Marcos Fernandes, faz esse trabalho de resgate de animais voluntariamente, com a técnica adequada para retirar esses animais e devolver para a natureza.