O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALER), deputado estadual Jean Oliveira (MDB), comemorou o sucesso da campanha itinerante de coleta externa de sangue no município de São Miguel do Guaporé, realizada no último sábado (23) pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) de Rolim de Moura.
Segundo o parlamentar, a equipe da Fhemeron coletou 234 bolsas de sangue. “Cada bolsa pode salvar até quatro vidas. Um gesto simples, mas muito importante para quem está em uma sala de cirurgia. É importante continuarmos a incentivar para que as pessoas façam um ato tão extraordinário. Viva esse gesto de amor! Com um bom número de bolsas de sangue de reserva, muitas vidas podem ser salvas”, comentou o deputado.
Jean Oliveira destacou o trabalho conjunto da equipe da Fhemeron. “Essa equipe vale ouro, não tem dia nem hora, está sempre pronta para intensificar as campanhas. Obrigado! Governador, Coronel Marcos Rocha, por sempre apoiar as campanhas e proporcionar condições”, concluiu.
O gerente do Hemocentro, Reginaldo Martins, explicou que o deputado Jean Oliveira é um grande incentivador e apoiador das campanhas de doação de sangue. “O deputado tem apoiado incondicionalmente para que as campanhas da Fhemeron possam acontecer. Minha gratidão aos servidores da Fhemeron, que não medem esforços, e ao governador Coronel Marcos Rocha”, ressaltou.
CRITÉRIOS PARA DOAR
– Para quem deseja doar, é obrigatório apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial.
– Estar em boas condições de saúde.
– Estar descansado, tendo dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
– É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal.
– O doador deve pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e evitar alimentação gordurosa, aguardar 3 horas após o almoço.
– O homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias.
– A mulher pode doar até três vezes ao ano, com intervalos de 90 dias.
IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS
– Estar gripado ou com febre.
– Estar grávida ou amamentando.
– Estar em tratamento médico.
– Ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (12 horas).
– Ter tatuagem feita há menos de um ano.
– Ter realizado tratamento de acupuntura nos últimos doze meses.
– Ter recebido transfusão de sangue e seus derivados há menos de um ano.
– Ter feito endoscopia digestiva nos últimos seis meses.
– Ter tido malária nos últimos doze meses.
IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS
– Ter tido doença de Chagas.
– Ter tido hepatite após os 11 anos de idade.
– Ter sido exposto à situação ou comportamento que levem a risco acrescido para Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST.
FUNCIONAMENTO
O atendimento para doação de sangue na Fhemeron, em Rolim de Moura, é realizado na segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 7h às 12h30. Já na quarta-feira, o atendimento é das 7h às 17h, localizada ao lado da Clínica da Mulher, Rua Tocantins, n° 3.932, Bairro Planalto. Informações pelo telefone (69) 3442-1328.