Os municípios de Jaru e Ji-Paraná têm passado por constante processo de mudança de cenários, com a evolução das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário, resultado da iniciativa do Governo de Rondônia. O avanço da execução do empreendimento gera, consequentemente, a expectativa de novos reforços na saúde pública nas localidades.
Com iniciativa da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), essa é a realidade, a qual caminha o município de Ji-Paraná, região Central do Estado. As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário, em sua totalidade, seguem com 37,85% de execução, uma movimentação de R$ 61.302.853,41 (sessenta e um milhões, trezentos e dois mil, oitocentos e cinquenta e três reais e quarenta e um centavos), até o momento.
As frentes de serviços da implantação da rede coletora, já ultrapassam o registro de 152 quilômetros instalados. A meta, de acordo com a equipe de fiscalização, é que sejam instalados aproximadamente, 311 quilômetros de rede coletora, no perímetro urbano do referido município, além das ligações domiciliares, que já contam com 12.344 feitas.
Paralelo a esse trabalho, acontece o andamento da construção das oito lagoas de tratamento de esgoto, que está implantada em uma área de 50 hectares, com evolução expressiva de 40% de execução. Conforme explicado pelo engenheiro fiscal da Seosp, Jefferson Gonçalves, no momento, os serviços estão focados na construção das canaletas para garantir o correto escoamento das águas pluviais. “Essa é mais uma etapa importante para a qualidade da obra e preservação do solo. Além disso, os serviços de instalação de rede coletora seguem em andamento, e estão concentrados na bacia 7, região Central do Segundo distrito de Ji-Paraná”, pontuou.
JARU
Fonte:
Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Bruno Motoyama
Secom – Governo de Rondônia
Via: Floresta Notícias