Trinta e um paratletas de Rondônia estão classificados para representarem o Estado na fase nacional das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, no mês de novembro. A classificação foi publicada após o resultado oficial do “Meeting Paralímpico 2024”, que aconteceu em Porto Velho, no sábado (2), organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), onde os participantes competiram em três modalidades: atletismo, natação e bocha. O Governo de Rondônia garantiu a logística dos estudantes com suportes de hospedagem e transporte terrestres, para que pudessem participar do “Meeting Paralímpico 2024”.
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o “Meeting Paralímpico 2024” contou com a parceria da Federação Rondoniense Paradesportiva de Esportes do Estado de Rondônia (Frope), com o intuito de coroar o desenvolvimento da prática esportiva, contribuindo para aprimoramento técnico das modalidades em disputa e proporcionar oportunidades de competições e destacar valores do paradesporto brasileiro. O incentivo do Governo teve ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria da Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar (Cefacee).
Na modalidade atletismo, foram 19 paratletas distribuídos nas categorias de 100m; 200m; arremesso de peso; lançamento de dardo; lançamento de disco; lançamento de pelota e distância. Já na modalidade de natação, quatro competidores participaram das categorias 50m e 100m livre; 50m e 100m peito; 50m e 100m costas; 400m livres; e 100m borboleta.
Enquanto que no bocha, foram 8 paratletas participando, e garantiram a classificação nas seguintes classes: BC1, que é a opção de auxílio de ajudantes; BC2 sem assistência; e BC4 para deficiências severas que não recebem assistência.
UMA GESTÃO INCLUSIVA
A Seduc tem um trabalho de ação continuada de capacitação para os professores da Rede Estadual voltadas para a inclusão social, por meio do desenvolvimento de atividades que garantem o acesso e participação desses alunos especiais. Aliás, há algumas clínicas previstas para acontecer neste ano, a nível do CPB, que visa habilitar os professores de Educação Física para as competições.
Fonte
Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Alessandra Cabral – CPB
Secom – Governo de Rondônia
Via: Floresta Notícias