Muita emoção, relatos de superação e desempenho marcaram a solenidade de formatura de 310 novos policiais civis, que passaram pelos treinamentos na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Os alunos foram aprovados no concurso realizado em 2022, para as carreiras de Agente de Polícia, Datiloscopista, Escrivão, Técnico de Necropsia, Médico Legista e Delegado.
A formatura dos novos policiais foi realizada nesta quinta-feira (6), em uma igreja de Porto Velho, e contou com a presença de autoridades, além de familiares e amigos dos formandos.
Presente ao evento, o governador de Rondônia, Marcos Rocha enalteceu o comprometimento da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), que tem reconhecimento nacionalmente e, ainda, destacou a importância de garantir a segurança e a ordem pública em todo o estado.
“O governo tem investido em ações que visam o fortalecimento da segurança pública, com novos equipamentos e, principalmente, com a valorização dos profissionais. Temos certeza que tais ações irão contribuir para que tenhamos um estado, ainda mais próspero e seguro, sendo o melhor lugar para se viver e morar.”
O diretor-geral da Polícia Civil, Samir Fouad Abboud ressaltou o comprometimento do governo do estado, na realização do concurso público. “Tínhamos essa grande necessidade. Os novos policiais serão bem-vindos não só para a polícia civil, mas a todo estado de Rondônia, para fins de investigação policial. Muito obrigado por terem escolhido integrarem a polícia civil.”
Para o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, a formatura dos novos policiais é resultado de uma gestão comprometida com a segurança dos cidadãos rondonienses. “Nosso estado é destaque nacionalmente, com investimentos, valorização salarial, efetivo renovado e reforçado, além da integração e a união entre os poderes.
Essa colaboração mútua é fundamental para enfrentar os desafios da segurança pública e promover um ambiente mais seguro aos cidadãos rondonienses. Parabenizamos e desejamos sucesso aos novos policiais.”
ATENDIMENTO HUMANIZADO
Uma das novidades da formação, foi a criação de um setor biopsicossocial dentro da Academia de Polícia Civil, com o objetivo de oferecer um atendimento humanizado e especializado para alunas grávidas e lactantes. A diretora da Acadepol, delegada Rosilei de Lima, destacou a importância da iniciativa para garantir o bem-estar e saúde, durante a formação.
“Estivemos comprometidos em oferecer todo o suporte necessário para os alunos em formação, por isso, criamos esse setor, que ofereceu apoio integral, garantindo que pudessem desempenhar suas atividades com segurança e tranquilidade.”
Fonte
Texto: Suelen Viana e Paulo Ricardo Leal
Fotos: Daiane Mendonça e Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia
Via: Floresta Notícias