Durante a 34ª Expoalta, juntamente com a Emater foram realizados o concurso do café no estande da Emater no Parque de exposição.
Foram 21 amostras que participaram do 2º Concurso do café, todos os cafés passaram pelo processo de torra, onde contamos com a parceria do Instituto Federal de Rondônia – IFRO CACOAL na realização da torra de cada amostra.
No primeiro dia, quarta-feira, foi realizado a etapa com 10 cafés diferentes escolhidos aleatoriamente pela comissão organizadora, onde desses cafés passaram 5 para a próxima fase.
No terceiro e quarto dia, sexta-feira e sábado foram feitos os 10 mais votados pela população.
Cafés estes que surpreenderam na bebida, a cada pessoa que votava percebia na xícara o quanto estava desafiador escolher o melhor.
Foram apresentados cafés de processos naturais e fermentados, cafés de uma qualidade única que só existe aqui na região da Indicação Geográfica Matas de Rondônia, alguns empataram e o critério de desempate foi a nota por qualidade.
Nesses quatro dias de Concurso foi realizado mais de 65 litros de cafés que ficaram à disposição do público para degustação.
Dos 10 melhores possivelmente 9 são cafés especiais, algumas amostras com aroma marcante, sabores extraordinários, complexos, suave e doces.
Essa qualidade mostra o quanto o município vem se destacando e por meio dos cafeicultores aprimorando técnicas de pós colheita, com assistência técnica de qualidade, valorização do estado e de iniciativas como essa da Associação dos Agropecuaristas de Alta Floresta D´Oeste – Agraaf que fortaleceram a cadeia produtiva do café.
Parabéns aos vencedores e a todos que participaram, isso mostra a força do AGRO na região, desses produtores de base familiar que acredita no Brasil. Sucesso a todos.
Prefeitura Municipal
Cafeeira Marcão
Armazéns Gerais Florida
NPK Adubos
Agro Gallo
Fonte: Florestanoticias.com
Via: Floresta Notícias