Na quarta-feira (31/07), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Alta Floresta D’Oeste, deflagrou uma operação para combater o comércio ilegal de cigarros eletrônicos na cidade.
A ação foi desencadeada após o recebimento de várias denúncias, tanto de pais quanto de diretores de escolas, relatando a presença desses produtos entre adolescentes.
As denúncias incluíam relatos de pais que encontraram cigarros eletrônicos com seus filhos e de diretores escolares que identificaram a presença desses dispositivos dentro das instituições de ensino.
A operação envolveu o cumprimento de diversos mandados de busca em estabelecimentos comerciais da cidade, onde foram encontrados produtos proibidos.
Os cigarros eletrônicos, conhecidos como VAPE, são proibidos para comercialização no Brasil, e a venda desses produtos configura uma modalidade de contrabando, podendo os responsáveis por sua comercialização serem punidos com penas de 2 a 5 anos de reclusão.
As investigações seguem visando identificar os responsáveis pelas vendas ilegais.
A Polícia Civil reforça seu compromisso em coibir práticas ilegais e proteger a saúde pública e destaca a gravidade dos riscos associados ao uso de VAPE, pois, além de altamente viciante, tais dispositivos contêm altas concentrações de nicotina e substâncias cancerígenas, representando sérios riscos para a saúde dos usuários, que muitas vezes são adolescentes.
Via: Floresta Notícias