A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), por meio da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Ji-Paraná, realizou mais uma etapa do Projeto EFA Itapirema, em parceria com a Escola Família Agrícola (EFA-Itapirema). Nesta fase, que marcou o 12º encontro do projeto, foram discutidos temas como controle de doenças e notificações obrigatórias.
O objetivo principal do Projeto EFA Itapirema é conscientizar os futuros profissionais sobre seu papel no desenvolvimento do Estado, capacitando-os para que atuem no mercado de trabalho ou em suas propriedades com foco na Defesa Sanitária Animal e Vegetal.
Durante o encontro, os alunos receberam a visita do coordenador estadual do programa, Érico Azevedo, que destacou a importância da saúde dos animais aquáticos, com ênfase na piscicultura, um dos setores de maior crescimento em Rondônia.
Os estudantes ainda realizaram uma visita técnica a uma propriedade rural em Ouro Preto D’Oeste, onde aprenderam sobre técnicas de reprodução, criação e manejo de peixes em cativeiro, além dos cuidados com alevinos.
O Projeto EFA Itapirema teve início a partir do Projeto Multiplicadores do Saber, desenvolvido em 2014 pela Ulsav Ji-Paraná, com o intuito de promover cursos em escolas polos da região. A próxima etapa será a conclusão dos encontros e o encerramento oficial do curso.