Um temporal acompanhado de fortes ventos e chuva de granizo, deixou um rastro de prejuízos em Laranja da Terra na tarde desta quarta-feira, 09.
Produções inteiras de banana, inhame, quiabo, pepino e pimentão, das localidades de Córrego do Ribeirão e Sobreiro, ficaram completamente destruídas. O temporal também atingiu a comunidade de Volta Grande, em menores proporções.
O produtor Elton Storch, de Ribeirão, perdeu a lavoura de banana da terra com 1.500 plantas. Um prejuízo de cerca de R$ 30 mil reais.
“O temporal não demorou mais que 20 minutos e fez muitos estragos. Eu perdi um um plantio de 1500 plantas, mas tenho vizinhos com prejuízos bem maiores“.
Ainda sem ter certeza do real valor das perdas, Marcos Xavier conta que na propriedade dele a chuva de granizo atingiu as lavoura de inhame.
“Uma área com cerca de três meses ainda consigo recuperar uma parte, com bastante adubação e irrigando direitinho. O outro, já com seis meses de plantado, segundo o agrônomo, não tem o que fazer“.
O Secretário de Agricultura e Desenvolvimento de Laranja da Terra, Silvio Fernandes Patrício, informou que “as equipes da secretaria estão em campo visitando as propriedades e fazendo levantamento das perdas causadas pelo temporal“.
Nesta quinta-feira, o tempo no município está nublado com pancadas de chuva ao longo do dia.
Fonte: conexaosafra.com
Via: Floresta Notícias