Principais indicações do potássio entre os suplementos alimentares

O suplemento de potássio vem ganhando bastante destaque entre os suplementos alimentares. Mas você sabe quais são as principais indicações do potássio e como ele atua no organismo?

Então, o nosso conteúdo é perfeito para você, pois vamos explicar tudo que você precisa saber sobre as indicações do potássio e os alimentos mais ricos na substância. Dessa forma, vai ser mais fácil saber se a suplementação de potássio é a melhor opção para as suas necessidades.

Quer saber mais? É só conferir até o final do conteúdo!

Uma das principais indicações do potássio é de controlar e prevenir a pressão alta. Isso acontece porque o potássio auxilia a excretar o excesso de sódio, além de reduzir os efeitos do mesmo no organismo.

Por outro lado, o potássio atua como um vasodilatador, facilitando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial. Além disso, o potássio também atua na função cardíaca, ajudando a manter o ritmo normal do coração.

Outra indicação do potássio é de prevenir a osteoporose. Isso porque o potássio facilita a absorção e impede a excreção do cálcio, um dos principais componentes dos ossos.

Além disso, o potássio também ajuda a aumentar a densidade óssea, principalmente em mulheres na menopausa. Por outro lado, o potássio tem um papel fundamental na manutenção do pH do sangue, protegendo os ossos da desmineralização.

Isso porque, o excesso de ácido no organismo pode levar à perda óssea, uma condição conhecida como acidose sistêmica crônica, onde o pH do sangue fica desequilibrado, aumentando o risco de osteoporose.

O potássio também é muito indicado para auxiliar na perda de peso, e isso acontece por vários motivos. O primeiro sendo por causa do controle da glicemia, pois o potássio ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a resistência à insulina e a produção de glicose pelo fígado.

O segundo motivo pelo qual o potássio auxilia na perda de peso é por ajudar a eliminar o excesso de líquido no corpo, combatendo a retenção de líquido que causa inchaços. Além disso, o potássio possui um papel fundamental na criação de energia, otimizando o metabolismo e a queima de calorias.  

Por causa de sua ação vasodilatadora, o potássio ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial, que consequentemente, diminui o risco de derrame. Além disso, o potássio também ajuda a reduzir a rigidez arterial, outro fator de risco para o AVC. 

Por outro lado, o potássio ajuda a manter o ritmo cardíaco normal, evitando arritmias, que podem levar à formação de coágulos que causam o AVC.

Por ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue, o potássio é um grande aliado para prevenir diabetes, principalmente do tipo 2. Esses níveis estáveis de glicose previne picos de insulina, que levam ao acúmulo de gordura corporal e o desenvolvimento de diabetes tipo 2. 

Além disso, o potássio aumenta a sensibilidade à insulina, facilitando a entrada da glicose nas células, evitando a resistência à insulina e a formação de reservas de gordura.

Outra grande indicação do potássio é para pessoas que praticam exercícios físicos com frequência, uma vez que o mineral favorece a recuperação muscular. Isso acontece porque o potássio ativa a bomba de sódio-potássio, que fornece energia para as células musculares.

E essa energia é crucial para a síntese de proteínas, o processo que repara e constrói os músculos após os treinos. Além disso, o potássio também favorece a absorção de aminoácidos, responsáveis por construir as proteínas, otimizando a recuperação muscular.

O potássio pode ser encontrado em vários alimentos, tanto de origem animal quanto de origem vegetal. Alguns dos principais são:

Agora você já sabe quais são as principais indicações do potássio e os alimentos ricos no mineral. Então que tal acrescentar esses alimentos à sua dieta e aproveitar os benefícios do potássio para a sua saúde?

Via: Floresta Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo