Banco de Leite funciona aos finais de semana e feriados com atendimento para mães com dificuldade de amamentar

 

Todas as mães em fase de aleitamento materno, que tenham dificuldade de amamentar, podem receber assistência gratuita no Banco de Leite Humano Santa Ágata, localizado no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho.

 

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos finais de semana e feriados das 7h30 às 17h.

 

Uma equipe multiprofissional acolhe as mães e acompanhantes com dificuldade na amamentação, identifica qual a dificuldade, realiza orientações, ensinam técnicas de amamentação e acompanha a nutriz até que a mesma tenha mais confiança e conforto ao amamentar, fortalecendo também a rede de apoio.

 

A coordenadora do Banco de Leite Humano, Taiane Falcão explicou que são ensinadas às nutrizes e à rede de apoio, como identificar uma pega correta do bebê ao seio materno, massagens de alívio das mamas, extração manual de leite humano e a importância de preparar as mamas para serem ofertadas ao bebê, assim como são demonstradas posições para amamentar. “O banco de leite está de portas abertas para atender todas as mães nesse período de amamentação, o objetivo da equipe é promover o aleitamento materno exclusivo”, enfatizou a enfermeira.

 

Além do suporte às mães, o serviço também promove à saúde da criança, com acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, controle de peso e acompanhamento do aleitamento materno, para garantir o bem estar dos bebês.

 

APOIO À AMAMENTAÇÃO

 

Como uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o Banco de Leite Humano Santa Ágata está voltado ao apoio à amamentação, para a saúde dos bebês e proteção à primeira infância, atuando diretamente no fortalecimento e apoio à amamentação.

 

Dessa forma, além dos atendimentos no Banco de Leite, são realizadas parcerias com instituições públicas e privadas, onde desenvolvem palestras educativas e cursos, promovendo integração entre nutrizes e divulgação da importância do aleitamento materno exclusivo e do serviço ofertado.

 

A equipe realiza, ainda, coleta de leite humano de doadoras internas e externas, seleção, classificação e processamento do leite humano, acompanhamento multiprofissional dos recém-nascidos e visitas ao alojamento conjunto da maternidade do Hospital de Base Dr Ary Pinheiro para as mães que se encontram internadas, aguardando alta.

 

DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

 

Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Daiane Mendonça, Esio Mendes e Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

Via: Floresta Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo