Projeto do MP Lei Nº 08/2024 é aprovado na Câmara Municipal de Alta Floresta

Ainda no final do ano de 2023, ao constatar os altos índices de violência doméstica no Estado de Rondônia, em especial no município de Alta Floresta D’Oeste, o Promotor de Justiça, Dr. RODRIGO NICOLETTI decidiu tomar medidas, em seu âmbito de atuação, a fim de contribuir com a sociedade local, a fim de prevenir e conter a ocorrência de tais crimes.

Nesse sentido, o Ministério Público instaurou o Procedimento Administrativo nº 2023.0017.005.02841, cujo objetivo era dar suporte ao Projeto “UMA VIDA SEM VIOLÊNCIA É UM DIREITO DE TODAS AS MULHERES”.

Como vertentes deste projeto, foram feitas consultas a órgãos e entidades públicas, colocação de outdoors em via pública, realização de palestras em escolas, organizados Concursos de Teatro e Redação Escolar e sugerido ao Poder Legislativo Municipal, por intermédio de seu Presidente ERNANDES BOMFIM DE SOUZA, a criação de Lei relacionada ao tema.

Assim, no dia 08/05/2024 foi realizado um concurso de redação entre as Escolas Eurídice Lopes Pedroso, Juscelino Kubitschek de Oliveira e o Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM XI, com a participação de mais de 100 alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio, cujo tema era o título do projeto acima descrito.

No dia 09/05/2024 foi realizado o Concurso de Teatro na Escola Tiradentes, onde foram apresentadas as peças teatrais intituladas “Entrevista com Maria da Penha” e “Uma vida sem violência é um direito de todas as mulheres”, tendo esta última se sagrado vencedora.

No dia 10/05/2024 na Escola Juscelino Kubitschek, também foram apresentadas duas peças teatrais com os títulos “O ciclo pode quebrar-se: eu me libertei” e “Meu marido exemplar”, onde a última peça venceu o certame.

Assim, em 13/05/2024, durante sessão realizada na Câmara Municipal, os alunos vencedores da redação em cada escola realizaram a leitura das redações e as equipes vencedoras das peças teatrais fizeram a reapresentação.

Na mesma ocasião, os legisladores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 08/2024 e, estando presente o Prefeito GILVAN DAMO, sancionou de imediato a referida Lei, a qual é um importante mecanismo de proteção às mulheres, bem como de desincentivo à violência doméstica, tendo a seguinte redação:

Art. 1º – Fica vedada a nomeação, no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta, para todos os cargos efetivos e em comissão de livre nomeação e exoneração, de pessoas que tiverem sido condenadas nas condições previstas na Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha.

Parágrafo Único – Inicia-se essa vedação com a condenação em decisão transitada em julgado, até o comprovado cumprimento da pena.

Art. 2º– Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

As autoridades entrevistadas foram unânimes em reconhecer a importância do projeto do Ministério Público “UMA VIDA SEM VIOLÊNCIA É UM DIREITO DE TODAS AS MULHERES”, para a sociedade altaflorestense.

 

Via: Floresta Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo