As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim, realizadas pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), atingiram 77% de conclusão. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta que o avanço é resultado de um esforço, que prioriza a infraestrutura de saúde no estado, refletindo o compromisso com a qualidade de vida da população.
Os trabalhos na unidade hospitalar incluem a finalização de reforços estruturais, como a laje das caixas d’água, e a instalação dos sistemas elétricos, hidrossanitários e de conforto térmico. Outros progressos envolvem a colocação de esquadrias, piso vinílico e a finalização da pintura externa. Em breve, terão início as obras dos sumidouros, fundamentais para o tratamento de esgoto do hospital.
Com 4.674 metros quadrados de área construída, o hospital será uma unidade de referência na região, contando com 50 leitos para adultos e 12 pediátricos, além de consultórios, salas de parto e de cirurgia. O projeto também incorpora soluções sustentáveis, como brises que reduzem a incidência solar, aproveitamento da luz natural e placas solares que diminuem o consumo de água em até 70%.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e o Unops, através de um Acordo de Cooperação Técnica Internacional, que visa fortalecer a infraestrutura hospitalar em Rondônia.
Texto e fotos: Assesoria
Via: Floresta Notícias