Salvar vidas é um gesto que pode ser ampliado durante as semanas que antecedem as comemorações festivas de final de ano, período considerado o de menor estoque de sangue nos hemocentros.
O governo de Rondônia está intensificando o convite à população para realizar doações, a fim de evitar potenciais desabastecimentos do insumo que tem grande demanda devido aos índices de vítimas de acidentes de trânsito, cirurgias eletivas que são feitas, e outras situações emergenciais.
Segundo a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), a busca ativa se deve, exclusivamente, à atual temporada em que as pessoas entram em férias, e não dão continuidade ao fluxo de doações de sangue que vem sendo desenvolvido nas unidades ao longo do ano.
Dada a importância da campanha, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, o governo do estado vem promovendo diversas ações juntos às equipes dos hemocentros para garantir o fornecimento de sangue devido à alta demanda.
Nas próximas semanas, a necessidade de voluntários para comparecer às unidades ou pontos de coleta deve aumentar, ainda mais, diante dos esforços para salvar vidas.
COMO SER DOADOR?
Para se tornar um doador de sangue, basta ir até o ponto de captação mais próximo, onde o voluntário será cadastrado, entrevistado, passar por exames e, por fim, a etapa de coleta. Antes de fazê-lo, é necessário verificar alguns requisitos importantes quanto aos impedimentos temporários e permanentes, além de seguir as regras:
FORMAS DE DOAR
A Fundação oferece serviços de coleta interna e externa, e conta, ainda, com uma unidade móvel para facilitar o acesso dos voluntários à prática da doação. Outra iniciativa que tem recebido investimento, são os mutirões realizados nos municípios, por meio do projeto Fhemeron Itinerante, serviço à disposição da sociedade em que é montado um espaço específico para acolher os voluntários com o fluxo de doações, organizado pelas equipes responsáveis.
A campanha incentiva, também, outras instituições públicas e privadas, bem como entidades parceiras a se unirem à mobilização de atrair mais doadores, por meio de ações de conscientização em massa.
Mesmo com medidas planejadas, nunca é demais divulgar a importância de ir ao encontro da iniciativa. Além disso, os locais, horários e coletas que são realizadas fora das unidades, estão cada vez mais sendo esclarecidos à população.
O presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, reitera que, a manifestação da sociedade é fundamental para a hemorrede que abastece os 52 municípios. “Pedimos que a sociedade não tenha medo da iniciativa, e compareça até uma unidade para realizar a ação ou esteja atenta quando a Fhemeron Itinerante for até seu município.
Temos uma equipe especializada para acolher e garantir um atendimento com atenção especial a cada pessoa. Da mesma forma, a participação daqueles que já são doadores é fundamental, para manter a rotina de forma a não afetar as demandas”, explicou.
HEMOCENTROS
Os hemocentros estaduais estão em funcionamento em cinco municípios do estado, sendo eles: Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim e Ji-Paraná. Na Capital, a unidade de coordenação de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados, das 7h15 às 12h, localizada na Avenida Jorge Teixeira, nº 3.766, Bairro Industrial; os endereços dos demais municípios estão disponíveis no Portal da Fhemeron.
Fonte
Texto: Jackson Vicente
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
Via: Floresta Notícias