Após três dias de competição nas pistas de atletismo da Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, participando dos Jogos da Juventude, o estudante da Rede Pública Estadual de Ensino, Pedro Henrique, que disputou no atletismo a modalidade de salto triplo se destacou e conseguiu subir no ranking, ocupando agora o 5º lugar na modalidade.
Mesmo sem lugar ocupar um lugar no pódio, o sentimento é de vitória para o estudante da Rede Pública Estadual de Ensino, Pedro Henrique, que disputou no atletismo a modalidade de salto triplo. No ano passado, o estado terminou a competição em 15º lugar. Os Jogos iniciaram no dia 13 de novembro e encerram nesta quinta-feira, (28).
“Fico muito feliz com esse resultado. Comecei a prova com um pouco de desvantagem, mas fui evoluindo e consegui acertar a tábua. Ano que vem espero conquistar uma medalha. Não é difícil, e para isso vou continuar a me dedicar aos treinos. Tivemos todo o incentivo do estado para estar aqui e isso nos impulsiona a sermos melhores a cada ano”, disse Pedro Henrique.
O técnico do atleta, Aluísio de Medeiros Sobrinho, revelou que o estudante tem uma rotina puxada, que se divide entre o estudo, o trabalho e os treinos. O jovem participou de poucas competições a nível nacional, o que na opinião do técnico, acaba sendo uma desvantagem para o atleta. Mesmo com todos os obstáculos do dia a dia o estudante obteve a marca de 3,95 m, seu recorde pessoal. “Ele já tinha alcançado a marca de 3.08 m e ainda conseguiu se superar saltando 3,95 m. Na edição dos jogos do ano passado Pedro Henrique alcançou 2.30 m. Foi excelente. É motivo de alegria e orgulho para todos nós”, destacou.
INCENTIVO
O governador do estado, Marcos Rocha, parabenizou todos os estudantes-atletas pela dedicação e empenho nas competições dos Jogos da Juventude, ressaltando o esforço contínuo em busca de excelentes resultados. “É uma honra ver nossos estudantes se sobressaindo em competições de nível nacional. O incentivo constante do governo para o desenvolvimento dos nossos atletas tem dado resultados, como podemos ver pelo excelente desempenho e conquistas nas competições.”
Segundo a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, o esporte educacional é uma ferramenta fundamental para promover cada vez mais a prática esportiva nas escolas. “O atleta Pedro Henrique é um exemplo de determinação, tem foco e sabe o que quer. O governo tem concentrado os investimentos para que todos os jovens que praticam esporte escolar possam alcançar seus objetivos e se desenvolver em áreas como disciplina, liderança e trabalho em equipe. O governo tem concentrado os investimentos para que todos os jovens que praticam esporte escolar possam alcançar seus objetivos, se desenvolvam em áreas de disciplina, liderança e trabalho em equipe”, ressaltou.
SALTO TRIPLO – COMO FUNCIONA
Modalidade em que os competidores realizam uma sequência de três saltos sucessivos antes de aterrissar em uma caixa de areia, o salto triplo é exige força, técnica e velocidade do atleta. Está entre as competições mais nobres do atletismo nos Jogos Olímpicos.
FUNCIONAMENTO DO ESPORTE
JOGOS DA JUVENTUDE 2024
Organizados anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude reúnem os melhores atletas jovens do país em uma competição de alto nível técnico. Desde 2000, esta competição multiesportiva tem sido fundamental na formação de atletas e profissionais do esporte brasileiro.
Foram enviados de Rondônia, 141 estudantes para competirem nos Jogos da Juventude 2024, selecionados durante os Jogos Escolares de Rondônia (Joer), evento esportivo promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Seduc.
Para garantir a participação dos representantes de Rondônia, o governo do estado investiu R$ 2.124.000,00, recurso utilizado para a aquisição de passagens terrestres, aéreas, hospedagem, alimentação e transporte local.
Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Elaine Santos
Secom – Governo de Rondônia
Via: Floresta Notícias